18 de nov. de 2009

O que fazer para fortalecer a democracia

Principais trechos de artigo interessante para reflexão e ação. No final, o endereço para o texto completo. Boa leitura!

"Como falar em democracia se a grande maioria dos jovens que concluem o ensino médio é obrigada a abandonar os estudos porque precisam trabalhar e não podem pagar o ensino superior privado?"



"O Brasil tateia na construção da democracia. Ainda há muito por fazer. O país precisa desmontar todo o aparato autoritário herdado da Ditadura Militar (1964-1985), no campo jurídico, no esclarecimento das violações dos direitos humanos e na elaboração de novas políticas públicas. É imperioso o aumento de investimento na educação, saúde, moradia, geração de empregos e na reforma agrária. Não existe democracia sem oportunidades iguais para todos, sem equitativa distribuição da renda e da riqueza, sem trabalho digno e sem ampla liberdade de expressão e comunicação.
Como falar em democracia se os arquivos do período militar não são tornados públicos, e aqueles agentes do Estado que praticaram crimes de tortura continuam sem julgamento e sem punição?
Como falar em democracia se a grande maioria dos jovens que concluem o ensino médio é obrigada a abandonar os estudos porque precisam trabalhar e não podem pagar o ensino superior privado?
Como falar em democracia se a maior parte da rede escolar pública ainda não oferece um ensino de qualidade e os professores não recebem o devido apoio do Estado, a capacitação adequada e nem salários dignos?
Como falar em democracia se a maioria dos jovens, mesmo com a formação superior, não consegue vaga no mercado de trabalho e tem sido barbaramente explorada com salários baixos, ausência de registro em carteira e sem perspectiva de futuro?
Como falar em democracia se os bancos batem recordes de lucro, os especuladores estrangeiros e os ricos não pagam impostos, e as elites econômicas e políticas enviam fortunas ilícitas para paraísos fiscais?
Como falar em democracia se o sistema de comunicação de massa (jornais, revistas, emissoras de rádio e TV) está concentrado nas mãos de dez grupos empresariais, os quais controlam quase todo o conteúdo veiculado para a sociedade?
Como falar em democracia se não existe espaço na mídia para as diferentes posições políticas e as diferentes manifestações culturais, e se a ideologia dominante atua de forma autoritária e sufocante sobre a sociedade?
O enfrentamento dessas questões precisa ser feito com consciência e mobilização, com organização e luta. As forças populares, os trabalhadores, as mulheres e os jovens precisam levantar as suas vozes. Por um Brasil muito mais democrático!"


Hamilton Octavio de Souza é jornalista, editor da revista Caros Amigos e professor da PUC-SP
Disponível em:
carosamigos.terra.com.br
Acesso 17 nov. 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário